Proteção da citricultura por meio de tecnologia e inovação
Rotação de ativos e moléculas inovadoras são apostas da FMC para proteger os pomares de citros contra o greening
Clima tropical, solo fértil, temperatura favorável. As condições climáticas e geográficas brasileiras são benéficas para o desenvolvimento de várias culturas de citros, como laranja, tangerina, lima ácida e limão. Por isso, a citricultura é uma das principais atividades agrícolas do estado de São Paulo e lidera as exportações mundiais de suco. O que comprova tudo isso é a segunda reestimativa da safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), publicada em dezembro de 2023, que previu uma produção de 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg.
A FMC, empresa de ciências para agricultura, está sempre buscando ferramentas para auxiliar o citricultor do momento do plantio até a colheita. “O greening (huanglongbing/HLB), por exemplo, subiu de 24,42%, em 2022, para 38,06% em 2023 no cinturão citrícola. É importante combater a praga causadora da doença, com um controle assertivo por meio da rotação de produtos com grupos químicos diferentes”, afirma Luís Grandeza, gerente de culturas da FMC.
Como indicação, ele recomenda o inseticida recém-lançado, Premio® Star. O produto oferece proteção para mais de 50 pragas em mais de 50 culturas, sendo o único do mercado com controle simultâneo contra as principais pragas dos citros, como psilídeo (Diaphorina citri) e bicho-furão (Ecdytolopha aurantiana).
A solução possui uma formulação com menor lavagem e amplo espectro, sendo um produto sistêmico ideal para rotação de ativos. “O Prêmio® Star é um produto revolucionário, sustentável para ajudar o produtor no manejo dos pomares. Essa tecnologia é resultado dos constantes e expressivos investimentos da FMC em pesquisa e desenvolvimento e por buscarmos sempre entender as reais necessidades do produtor e do campo”, diz Luís.
Outro produto que a FMC traz em seu portfólio para citricultura com excelentes resultados em campo é o Benevia®, inseticida sistêmico, seletivo e de alta performance, que proporciona o controle tanto de ninfas quanto de adultos. Além disso, a solução destaca-se pela formulação que permite melhor performance, mais absorção e translocação na planta.
“Os resultados de campo com o produto foram excelentes. Nas áreas onde foi testado, apresentou um controle próximo de 100% sobre as ninfas e acima de 90% sobre os adultos”, destaca o gerente de culturas da FMC.